Risoto de panela de pressão: tem como ficar ainda mais conveniente e prático realizar essa delicada receita? Com o auxílio desse versátil utensílio doméstico, você vai ter sempre à mão esse curinga para combinar com qualquer tipo de carne — seja para o almoço do dia a dia ou um jantar mais formal.


Em nossa receita, usamos o fogão Piacere Mesa Inox, da Mueller, cujo queimador ultra chama e detalhes coloridos se acomodam bem a muitos estilos de decoração modernos. Esses detalhes, inclusive, podem ser removidos caso prefira, agregando ainda mais proximidade com o seu projeto decorativo. 


Vamos ver, então, como você pode dar o primeiro passo e conhecer uma praticidade pouco explorada por meio do risoto de panela de pressão? A seguir, começaremos pela lista de ingredientes dessa receita!



Ingredientes para o preparo do risoto de panela de pressão


Antes de ligar a boca do fogão e vestir o avental, cheque se você tem todos os ingredientes à disposição para o preparo desse rápido e prático risoto de panela de pressão, que são:


1 cebola;
azeite de oliva;
2 xícaras de arroz arbóreo;
100 ml de vinho branco seco;
6 xícaras de caldo de legumes (você pode usar pronto ou fazer o seu próprio — ensinaremos abaixo);
50 g de queijo parmesão ralado;
1 colher de manteiga;
sal e pimenta-do-reino a gosto.


Antes de prosseguirmos, veja como você pode fazer um caldo de legumes muito mais saudável e saboroso com ingredientes encontrados facilmente em casa.


Para o nosso risoto de panela de pressão, o caldo de legumes foi feito com o refogado de 1 cebola, 1 cenoura, 3 dentes de alho, 1 folha de louro e 1 raminho de tomilho. Depois, é só acrescentar 1,5 litro de água e deixar cozinhando por, aproximadamente, 45 minutos para coar em seguida.


Reserve, então, o seu caldo de legumes caseiro e podemos começar o preparo do risoto. Para isso, frite a cebola, bem picadinha, em uma colher de manteiga e com um fio de azeite. Assim que dourar, já acrescente as xícaras de arroz arbóreo e, poucos minutos depois, adicione o vinho e espere que o líquido evapore um pouco. E, aí, acrescente o seu caldo de legumes (ainda quente, preferencialmente).


Pronto, o seu trabalho chegou quase ao fim, pois é hora de fechar a panela de pressão e cozinhar, em fogo baixo, até pegar pressão. Conte 5 minutos a partir desse momento e desligue o fogo. Deixe que a pressão se esvaia da panela naturalmente, e só então abra a tampa.


Para dar um toque final à sua receita de risoto de panela de pressão, polvilhe o queijo parmesão ralado, uma colher de manteiga e acerte o sal e a pimenta conforme o seu paladar. Lembre-se que você pode fazer múltiplas combinações de carnes para acompanhar esse risoto prático! Então, a criatividade pode ir além para você transformar uma simples refeição em evento gastronômico na sua residência!


Acesse nosso canal do Youtube e veja o passo a passo:



Depois de finalizar todas as receitas, fique com mais um convite nosso! Que tal inspirar-se de outras formas e dar uma conferida em outro artigo da Mueller, esse com algumas ideias de cozinha inox para você considerar em sua casa ou apartamento? Nos vemos lá!