Huuummmm…Tem coisa melhor do que o cheirinho de uma cuca quentinha saindo do forno? Não né?! Se você ficou com água na boca só de imaginar, então não pode perder essa deliciosa receita de cuca com recheio de creme de avelã da marca Nutella® que a culinarista Elis Wagner, do canal no Youtube Cozinhando com Elis, dividiu com a gente. E nós, é claro, trazemos em primeira mão aqui para vocês.

Já podemos até sentir o gostinho dessa delícia típica da culinária alemã, que é uma das atrações da Cozinha Show Mueller no 15º Festival Gastronômico de Pomerode.

Para deixar a cuca bem assada, a Elis contou com a ajudinha do nosso forno elétrico Decorato Gourmet, que além de dar um toque sofisticado para a cozinha, possui inúmeras funções que facilitam o preparo das receitas, como o preaquecimento automático, em que um sinal sonoro avisa a hora certa de iniciar seu assado, e a função manter aquecido, para que os pratos permaneçam sempre na temperatura ideal.


Então vamos colocar a mão na massa? Você também pode acompanhar todas as etapas neste vídeo que a Elis gravou especialmente para nós.

Cuca alemã com recheio de Nutella®
Ingredientes da farofa:
150g de açúcar cristal
150g de farinha de trigo
2 colheres de sopa de nata
Preparo da farofa:
Misture bem todos os ingredientes até virar uma farofa.

Ingredientes da cuca:
600g de farinha de trigo
100g de açúcar
1 pitada de sal
10g de fermento biológico seco instantâneo
250ml de leite morno
100g manteiga temperatura ambiente
Raspas de limão-taiti ou siciliano
Preparo da cuca:
Em uma batedeira, com o batedor apropriado para massas pesadas, misture todos os ingredientes e deixe batendo por 15 minutos. Coloque a massa para descansar por aproximadamente duas horas, ou até triplicar de tamanho. Sove bem novamente, abra a massa com um rolo e recheie com Nutella®. Enrole e coloque em uma forma untada. Deixe descansar até triplicar de tamanho novamente. Depois de crescido, é só pincelar com gema de ovo e cobrir com a farofa. Leve ao forno elétrico Decorato Gourmet Mueller preaquecido a 180°C por mais ou menos 60 minutos.

Fique ligado (a) aqui no blog, pois durante o Festival Gastronômico de Pomerode, que segue até o dia 21 de julho, vamos trazer outras receitas deliciosas. E não deixe de visitar o nosso espaço lá no Centro de Eventos de Pomerode. Todos os dias uma atração diferente! Clique aqui e confira a programação completa.