Gostamos tanto do 15º Festival Gastronômico de Pomerode que não paramos de trazer receitas saborosas que foram apresentadas durante o evento na nossa Cozinha Show Mueller. E o prato de hoje é uma verdadeira viagem por dois países com forte atuação gastronômica: Itália e Alemanha. Da cozinha italiana, o risoto e da alemã, a linguiça.

O resultado dessa deliciosa mistura é o Risoto Allá Milanese com Linguiça, desenvolvido pelo chef Denis Moreira, da SOS Gourmet Escola de Culinária e Gastronomia. Apesar de ser um prato requintado e que irá agradar até os paladares mais exigentes, o preparo não é complicado. Sem dúvidas, é uma excelente opção para fazer bonito com os convidados.

O risoto vai bem em qualquer época no ano, mas no Inverno ele se destaca. Então faça uma linda mesa posta, separe uma bebida de sua preferência e dos seus convidados e partiu cozinha. Confira o passo a passo do chef:

Risoto Allá Milanese com Linguiça
Ingredientes:
100gr de arroz arbóreo
20gr de manteiga
30gr de cebola (picada)
3gr de alho
30gr de queijo parmesão
25ml de vinho branco
Açafrão
Caldo q/b (quanto baste)
30gr de linguiça
15gr de cebola
3gr de alho

Modo de preparo da linguiça:
Tire a pele da linguiça e pique pedaços bem pequenos. Em uma frigideira leve para dourar com um fio de azeite de oliva. Quando começar a dourar adicione a cebola e o alho. Depois de dourado, retire da frigideira e reserve.

Modo de preparo do risoto:
Leve a panela ao fogo com a manteiga. Adicione a cebola e refogue. Junte o alho e o arroz, sempre mexendo. Acrescente o vinho para deglacear e o caldo aos poucos. Continue mexendo por cerca de 15 a 18 minutos. Coloque a linguiça e o queijo. Ajuste o sal e a pimenta, se necessário. Sirva imediatamente.

Sobre o chef Denis:
Sua paixão pela gastronomia vem desde a infância, quando sua família possuía cantinas em colégios. Já na vida adulta, foi proprietário de restaurantes, lanchonetes e pubs. Possui diversas especializações na área da gastronomia, como em enogastronomia, pâtisserie, boulangerie, charcutaria, cozinha molecular, food design, entre outras.

Em 2013, criou a SOS Gourmet, focada em consultorias e treinamentos empresariais. Dois anos depois, em 2015, fundou a Escola de Culinária e Gastronomia, que mantém até hoje. No local exerce as funções de coordenador e instrutor e compartilha um pouco do seu conhecimento culinário com seus alunos. Além disso, continua realizando consultorias para algumas empresas e atua como personal chef em eventos gastronômicos.