No dia 21 de julho terminou o 15º Festival Gastronômico de Pomerode e nós já estamos com saudades. Durante o evento recebemos muitos convidados especiais na nossa Cozinha Show Mueller que fizeram belas apresentações ao vivo, interagiram com os espectadores e ensinaram truques gastronômicos. Foi muito bacana! Ah, se você esteve por lá compartilha com a gente o que achou e o que gostaria de ver no ano que vem.

No decorrer do festival também compartilhamos algumas receitas bem saborosas. E sabe o que é melhor? Elas vão continuar por aqui para você consultar sempre que quiser e sempre que bater aquela saudade do Festival Gastronômico. Se você ainda não conferiu, veja só. Temos opções para todas as refeições: café da manhã e da tarde, lanchinho rápido, almoço e jantar, e agora a sobremesa.

Cuca com recheio de Nutella

Pão de queijo e panqueca de banana 

Risoto Allá Milanese com Linguiça 

Para fechar a nossa série com chave de ouro e de forma muito doce, uma receita de StrudelCupcake: cupcake de baunilha com recheio de maçã, cobertura de chantilly e decoração de massa folhada. É de deixar qualquer um com água na boca né?

Essa receita foi desenvolvida pela chef Manu Rosa, que também faz parte da SOS Gourmet Escola de Culinária e Gastronomia. Formada na França em pâtisserie e especialista em confeitaria artística, Manu trabalha há 10 nos na área da confeitaria, criando bolos decorados e doces para eventos. Também ministra aulas desde 2011. Em 2016, venceu o episódio “Chá de Bebê”, do programa “Que Seja Doce” do canal GNT, sendo eleita a “Confeiteira Mais Doce” naquela ocasião.

A receita tem várias etapas, então fique bem atento (a) para não perder nenhum detalhe. Depois é saborear!

StrudelCupcake
Ingredientes do cupcake:
160g de farinha de trigo
30g de amido de milho
2 colheres de chá de fermento químico
1 pitada de sal
180g de açúcar
85g de iogurte natural
3 ovos grandes
1 colher de chá de essência de baunilha
1/2 xícara de óleo

Modo de preparo do cupcake:
Pré-aqueça o forno elétrico Mueller a 180ºC. Coloque 12 forminhas de papel em uma forma para muffins. Peneire a farinha, o amido de milho e o fermento em uma vasilha menor e reserve. Bata os ovos com o sal até dobrarem de volume. Junte o açúcar e bata bem até incorporar. Adicione o iogurte e a baunilha e misture bem até ficar uniforme. Junte a mistura de farinha e mexa, sem bater, até estar misturado. Acrescente o óleo e incorpore delicadamente com uma espátula grande. Coloque a massa nas forminhas preparadas, enchendo um pouquinho mais que a metade. Retire da forma e deixe esfriar.

Ingredientes do recheio:
40g de manteiga
40g de açúcar
15g de canela em pó
3 maçãs

Modo de preparo do recheio:
Corte as maçãs bem picadinhas. Derreta a manteiga, junte o açúcar e mexa até derreter. Acrescente a canela e misture. Adicione a maçã picada e cozinhe até que ela esteja macia.

Ingredientes da cobertura:
400g de creme de leite fresco
2 colheres de sopa de açúcar

Modo de preparo da cobertura:
Bata os ingredientes em ponto de chantilly.

Ingredientes da decoração:
1 folha de massa folhada
1 ovo
1 colher de sopa de água
1 pitada de sal
5g de açúcar

Modo de preparo da decoração:
Misture o ovo, a água, o sal e o açúcar. Abra a massa folhada sobre uma forma forrada com papel manteiga. Faça furinhos com um garfo, cubra com papel manteiga e coloque outra forma pesada sobre a massa. Leve para assar por 10 minutos em forno preaquecido a 250ºC. Retire do forno, pincele a mistura do ovo e leve por mais cinco minutos até dourar. Retire novamente do forno e passe no açúcar com canela e deixe esfriar. Corte em triângulos de 3cm x 3cm x 3cm.

Montagem do StrudelCupcake:
Corte as tampas dos cupcakes, na forma de cones, conforme a foto. Recheie com uma colher de sopa do recheio de maçã e decore com o chantilly usando manga e bico de confeitar (pitanga). Decore com o triângulo de massa folhada.