Os produtos de limpeza são fundamentais para o dia a dia e a manutenção do lar. Entretanto, sem o uso planejado de cada um deles, você pode estourar o orçamento usando-os de maneira errada, na mesma medida que os ambientes não ficarão plenamente limpos. 


Então, se você deseja valorizar o custo associado ao sabão e alvejante, em sua lista de compras, acompanhe-nos ao longo desta leitura! Nos tópicos abaixo, vamos ver como você pode aproveitar o melhor possível de cada um desses itens.


Para que servem o sabão e o alvejante?

Sabão e alvejante podem dividir espaço nas prateleiras de supermercados, mas possuem características e objetivos distintos no uso cotidiano do lar.


O primeiro é costumeiramente usado para a lavagem de roupas e não é recomendado o seu uso para a limpeza de ambientes. Afinal, o sabão conta com ingredientes químicos que, em contato com o álcool, podem corroer o material do piso e, também, formular uma fumaça tóxica para as pessoas.


O alvejante, por sua vez, é um produto muito usado, também, para lavar as roupas. Vale observar, entretanto, que existem dois tipos do produto disponíveis no mercado:


à base de água oxigenada, podendo ser usado em roupas coloridas, inclusive;
à base de cloro, que já serve mais para a limpeza de ambientes (vendido costumeiramente como água sanitária). Não use-o para limpar roupas porque ele pode manchá-las.
Outro ponto de atenção quanto ao alvejante: não use-o sobre objetos metálicos, pois a formulação do produto também pode danificar as propriedades naturais do metal.


Como obter o melhor possível do sabão e alvejante?


A seguir, vamos listar algumas ideias de uso consciente e eficiente de ambos os produtos!



Atenção ao uso do alvejante

Independentemente do tipo de alvejante utilizado, evite deixar as peças de molho por muito tempo. Os elementos presentes no produto podem danificar o tecido, gradualmente, o que reduz a vida útil das peças.


Outro ponto de atenção: siga sempre à risca as informações de segurança e de uso do fabricante. Assim, você não corre riscos de prejudicar alguma roupa nova e/ou estimada ao acrescentar alvejante à sua máquina de lavar.


Cuidado ao diluir o sabão e alvejante em água

Sabão e alvejante são diluídos, na lavagem de roupas. Qualquer tipo de produto concentrado, na verdade, necessita desse procedimento. Entretanto, cada um responde melhor a um volume específico.


Se você dilui os produtos na medida correta e indicada pelos fabricantes do sabão e alvejante, você economiza no uso desses produtos — ou seja: eles rendem mais tempo e por mais lavagens. Além disso, você não desperdiça nada de ambos os produtos e as peças são limpas com eficiência.


Considere o investimento em produtos com refil

Essa é uma alternativa até que recente, no mercado: os produtos em refil. Como resultado, os consumidores devem apenas comprar o produto na embalagem uma só vez, e conservar o recipiente para enchê-lo com o mesmo sabão e alvejante, mas em refil.


Os produtos são mais acessíveis, dessa maneira, o que significa uma boa economia na lista de compras. Sem falar que o impacto no meio ambiente é menor, dessa maneira, porque esse tipo de embalagem corresponde a um impacto menor na emissão de gases de efeito estufa.


Aproveite para usar o alvejante em borrifadores

Esta dica é mais focada para o uso de alvejantes na limpeza de ambientes, como o banheiro, em um borrifador, o produto já pode ser diluído em água e conservado no recipiente, o que facilita tanto a limpeza do lar como na economia do produto — que vai ser misturado com água na medida e proporção certas.


Separe as roupas brancas e as coloridas

Por fim, atente-se em separar as peças coloridas e as roupas brancas para que elas não fiquem manchadas. E isso independe do uso de sabão e alvejante — com exceção de produtos específicos que possibilitam essa mistura sem riscos.



Agora que você viu essas dicas incríveis para lavar roupas com sabão e alvejante, pode usar os produtos sem medo!