Entre os dias 20 de dezembro e 21 de março, temos a estação mais adorada do ano no Brasil: o verão! Porém, junto com os dias ensolarados é comum em muitas regiões, uma grande reincidência de chuvas, principalmente durante alguns dias consecutivos devido ao fenômeno La Ninã. Segundo o portal meteorológico Climatempo, a previsão para este verão em todas as regiões do país é de chuvas frequentes. E agora? Como lidar com a rotina de lavar roupas? Como deixar suas roupas cheirosas durante todo esse período? O segredo é: roupas bem lavadas e principalmente secas! Confira as nossas dicas para otimizar ainda mais o processo de secagem das suas roupas.


1) PRIORIZE AS ROUPAS


As crianças voltaram do futebol com a camiseta suada? As roupas de banho ainda estão molhadas? Priorize as peças de roupa que precisam ser lavadas com mais urgência, como por exemplo:


- Peças molhadas e/ou suadas
- Roupas que são utilizadas com mais frequência como uniformes
- Peças delicadas que podem manchar


Desta forma, você não permite que as roupas mais sujas fiquem paradas no cesto, bem como garante menos volume no seu varal mantendo as roupas cheirosas por mais tempo!


2) RETIRE O EXCESSO DE ÁGUA


Quando as roupas não secam totalmente, elas podem ficar com aquele cheirinho característico de molhado. Por isso, é muito importante que você retire o excesso de água antes de colocar no varal, desta forma as peças secam mais rápido e de uma maneira uniforme. 


Se a sua lavadora for semiautomática, torça as peças à mão ou as transfira para uma centrífuga. Mas, se você contar com um modelo automático, lembre-se de usar a função "centrifugar" ao final do ciclo. No site da Mueller, você encontra toda a família de lavadoras automáticas, semiautomáticas e centrífugas que vão garantir um ciclo de lavagem completo e eficiente, clique e espie aqui


3) ESPAÇO NO VARAL


Outra dica para manter as roupas cheirosas por mais tempo facilitando a sua secagem é manter as peças espaçadas no seu varal. Esses maiores espaços colaboram com a circulação de ar, acelerando o processo de secagem. 


4) INVISTA EM UMA SECADORA


Para não precisar esperar o varal esvaziar, você pode investir em uma secadora! Esse item é um facilitador de rotina, pois diminui o tempo de secagem e permite que você não acumule roupas sujas no cesto. A Mueller conta com uma família super eficiente de secadoras, que conta com 3 opções, olha só:


- Secadora Solaris:  essa secadora seca as suas roupas em no máximo 180 minutos com controle interno de ar quente e frio. A câmera de PVC é ampla, proporcionando ótima secagem! Além disso, ela permite um ciclo amaciante de 15 minutos com ar frio, o que vai deixar suas roupas mais macias!



- Secadora Sun: esse modelo também conta com 8kg de capacidade e ampla câmera de PVC. Possui o sistema Giro Fácil, que permite que a secadora seja dobrada até a parede para ocupar menos espaço na lavanderia, ciclos de até 180 minutos e cabides removíveis para roupas secas e sem marcas. E para deixar as roupas ainda mais macias? A Sun também conta com um ciclo amaciante que vai dar o toque final na sua secagem. 



- Secadora Soleil: a nossa opção mais moderna para roupas cada vez mais cheirosas conta com painel digital, 7 varões, 6 cabides removíveis e uma capacidade total de 8kg. Com acabamento em plástico especial, ela possui o sistema Giro Fácil, que permite que ela seja dobrada até a parede e assim ocupar menos espaço na sua lavanderia. Os ciclos completos de até 120 minutos podem ter os 15 minutos finais com adição de ar frio, evitando frisos e aumentando a sensação de maciez nas roupas.



5) PASSE AS ROUPAS


Tirou as roupas do varal ou da secadora? Agora o próximo passo é passar as suas peças. A alta temperatura do seu ferro de passar ajuda a fixar o perfume no tecido das suas roupas, mesmo nos dias mais úmidos. Não se esqueça de regular bem a temperatura do seu ferro, evitando queimaduras.


Outra dica para roupas mais cheirosas com ferro de passar é fazer uma mistura de 1 litro de água, uma xícara de chá de amaciante e uma xícara de chá de álcool. Misture bem e borrife antes de passar as roupas, perfume garantido!


6) MISTURA MÁGICA


Você seguiu todas as nossas dicas e quer deixar suas roupas ainda mais cheirosas? Prepare essa mistura mágica que vai neutralizar qualquer mau odor das suas peças e acrescentar mais um toque de perfume.


Você vai precisar de:


- 1 xícara de água
- 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio
- ½ xícara de álcool
- ½ xícara de vinagre de álcool
- ½ tampa de amaciante

Agora dissolva o bicarbonato de sódio na água, em seguida acrescente o álcool, depois o vinagre e por último, o amaciante.  O bicarbonato de sódio quando em contato com o vinagre efervesce, por isso lembre-se de fazer essa mistura em um recipiente aberto, como uma bacia, antes de passar para o borrifador. Assim que a efervescência passar, transfira para o borrifador de sua preferência e passe nas roupas em que achar necessário.


Gostou das nossas dicas? Qual o seu truque infalível para manter suas roupas cheirosas até nos dias mais úmidos? Comente aqui embaixo! Não se esqueça de continuar acompanhando o nosso blog e nossas redes sociais e confira mais dicas para uma casa mais completa!