A nossa casa é o local onde queremos simplesmente descansar e aproveitar os melhores momentos com a família. Um dos cômodos que mais reúne famílias e amigos é a cozinha, desde o preparo até o momento de compartilhar e desfrutar uma boa refeição. Entretanto, é preciso tomar algumas precauções para evitar acidentes. O fogão, por exemplo, possui itens de segurança que precisam ser observados com atenção.

Hoje nós vamos listar três deles para que você possa verificar aí na sua cozinha se está tudo correto:

Válvula de segurança

Você sabia que a válvula de segurança é um item obrigatório pelo INMETRO em todos os fogões de piso? É comum gerar algumas dúvidas sobre o seu funcionamento. Por isso que vamos explicar um pouco mais sobre este dispositivo de segurança.
A sua função é cortar o gás sempre que a chama do queimador do forno se apagar, evitando assim acidente e garantido a segurança de toda família.
Nos fogões com acendimento automático, siga estes 4 passos:
– Abra a porta do forno;
– Pressione e gire o botão do forno até a marcação de 290ºC;
– Acione a tecla de acendimento automático, até o queimador acender;
– Depois de aceso, continue pressionando o botão de gás do forno por aproximadamente 10 seg.
– Certifique-se de que a chama está acesa através dos dois orifícios.
– Depois pode soltar o botão de gás do forno que ele se manterá aceso.
Simples não é mesmo?

Mangueira de Gás

Esse item precisa ser comprado separadamente do fogão. Conforme indicação do manual de instrução dos fogões Mueller, as mangueiras devem ser certificadas pelo INMETRO (NBR 8613 – mangueira plástica e NBR 6414 – mangueira metálica flexível de ½’’). As mangueiras que são normatizadas já possuem o tamanho padrão.

Para instalar não é necessário chamar alguém especializado, porém se o consumidor não se sentir seguro, pode chamar um técnico de confiança. Antes da instalação do gás, é importante verificar se todas as peças estão em bom estado e dentro da validade (mangueira, braçadeira e regulador de pressão), o botijão de gás deve ser instalado do mesmo lado da entrada de gás, de modo que a mangueira não passe pela parte de trás do fogão. Se isso não for possível, então opte por uma mangueira metálica flexível.

Para saber se o gás foi instalado corretamente, sem vazamentos, basta fazer o teste utilizando espuma de sabão nas conexões. Se fizer bolha é porque tem algum vazamento. É importante também verificar sempre a data de validade impressa na mangueira de gás, já que utilizá-la após o vencimento pode levar a possíveis vazamentos. Tanto a mangueira de plástico quanto a de inox podem ser utilizadas em qualquer fogão, seja de piso ou mesa. A diferença é que a mangueira metálica possui uma resistência mecânica maior e geralmente pode ser encontrada em comprimentos maiores do que a de plástico.
Se sua na residência você utiliza Gás Natural, recomendamos utilizar mangueira metálica flexível, pois oferece mais segurança.

Regulador de gás

Você sabia que para ter chamas fortes o regulador de gás faz toda a diferença? Assim como a mangueira, o regulador de gás é comprado separadamente. O primeiro passo é adquirir reguladores de gás que sejam normatizados (NBR 8473), e que estejam de acordo com a vazão necessária para o seu fogão.

Para os fogões Mueller indicamos em nossos manuais 2kg/h que atende a todos os modelos que comercializamos e que vão garantir a potências das chamas dos fogões Mueller. A função do regulador é diminuir a pressão de gás do botijão para a pressão correta da utilização do fogão de uso doméstico.

A peça é muito importante para manter a segurança da sua cozinha e a eficiência do produto, e para sua instalação, basta seguir as instruções do manual do produto. A data de validade está impressa no regulador de gás, fique atento a essa informação, pois após a data de vencimento, você pode correr o risco de liberação excessiva de pressão de gás, causando assim o mal funcionamento do fogão.

Exemplo de regulador correto e onde encontrar as informações:   

 

 

E aí, ficou com alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários que iremos responder. Lembre-se: segurança sempre em primeiro lugar!

Continue navegando pelo blog para mais informações sobre como melhor utilizar seu fogão.