Comprar um fogão pode ser a realização do sonho da cozinha completa, porém este eletrodoméstico pode gerar algumas dúvidas em seus usuários. Por isso, a Mueller reuniu as principais perguntas sobre fogões em um só lugar, para que você possa solucionar todos os seus questionamentos. Confira!


1) Como acender o forno de um fogão com acendimento automático?


Desde 2006 é normativo pelo Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro) que os fogões possuam uma válvula de segurança que corta o fornecimento de gás caso o queimador se apague. Por conta deste dispositivo, é necessário que você siga esse passo a passo para que seu forno continue aceso:


- Pressione e gire o botão seletor até que ele fique na posição de fogo alto, ou 290 graus.
- Aperte o gerador de faísca até as chamas se acenderem completamente, e continue mantendo o botão seletor de temperatura pressionado por 10 segundos.
- Agora é só selecionar a temperatura desejada para a sua receita.


Ficou alguma dúvida? Assista ao vídeo completo e confira todos os detalhes:



2) Como limpar as grades de ferro fundido?


Alguns modelos de fogões Mesa de Vidro Mueller possuem grades robustas de ferro fundido. Além disso, elas contêm encaixe exclusivo e 6 pontos de apoio para dar uma maior estabilidade e segurança para as suas panelas. Para fazer a limpeza destas grades, retire-as do fogão e remova as manchas de gordura com uma lã de aço seca. Após o uso da lã de aço seca, você pode lavar para tirar os resíduos da lã de aço, mas lembre-se de secar sempre as grades. Uma super dica Mueller é acender por alguns segundos os queimadores, o calor das chamas vão secar as grades. Assista ao nosso vídeo abaixo para conferir o passo a passo completo:



3) Como limpar meu fogão Mesa de Vidro?


Os produtos mais recomendados na hora de limpar o seu fogão mesa de vidro são: detergente neutro, água e pano macio, e finalizar com um pano seco. Evite o uso de produtos ásperos e abrasivos para não danificar o temperamento do vidro e não riscar a superfície.


Nunca utilize objetos pontiagudos ou cortantes, como facas e tesouras, para a limpeza das peças do seu fogão pois isso pode danificá-las. Também não utilize palha de aço, cloro e desengordurantes para limpar as partes em inox, pois isso pode manchar e danificar o material. Também evite colocar os queimadores ainda quentes imersos em água fria, porque o choque térmico também pode estragar estas peças.


Importante: Não retire ou desparafuse as peças esmaltadas que apoiam as grades, pois elas tem uma vedação para evitar que líquido escorra para dentro do fogão e ao retirar, pode danificar o produto.



4) Como limpar meu fogão mesa de inox?


Para a limpeza da mesa de inox use uma esponja macia ou um pano úmido com água morna e sabão neutro ou detergente neutro. Para as partes com acabamento esmaltado, use lã de aço seca.


DICA: Para deixar o inox da mesa brilhando, use uma esponja macia, detergente e Finalize com vinagre de álcool e um pano bem seco e macio.


5) Por que meu queimador estragou?


Muitas vezes as deformações em queimadores acontecem devido ao encaixe incorreto desta peça. Antes de ligá-los verifique sempre se estão bem encaixados: centralizados com a chama e com todas as travas encaixadas, as chamas devem estar azuladas e estarem distribuídas igualmente ao redor do queimador.



6) De que lado é a entrada de gás do meu fogão?


Esta característica pode variar de modelo para modelo, mas todos os fogões Mueller tem a entrada de gás na parte traseira à esquerda, olhando de frente para o produto.


7) A mesa de inox manchou, o que eu posso fazer?


Uma opção para mesas de inox manchadas é a pasta de polir inox, encontrada em diversos supermercados. Lembre-se de verificar se a película protetora da mesa de inox foi retirada antes da primeira utilização do fogão.


8) Qual é a lâmpada certa para o meu forno?


Os fogões Mueller com a opção de luz no forno,  possuem entrada para lâmpada, porém não contém esse equipamento devido a diferença de voltagem presente em diversas cidades do Brasil. Por isso, recomendamos que você compre a lâmpada do modelo E14 15W que pode ser encontrada em lojas de construção, supermercados e lojas de equipamentos em geral. 



10) Qual regulador eu escolho para o meu fogão?


Recomendamos que você opte por reguladores  2kg/h. normatizado pelo Inmetro. Eles terão a pressão adequada para o bom funcionamento de todos os fogões Mueller. Caso as chamas do seu fogão estejam muito altas ou muito baixas, verifique as condições do seu regulador e sua data de validade. Para mais informações, assista ao nosso vídeo abaixo:



11) O fogão é GLP ou Gás Natural?


Todos os fogões Mueller são fabricados utilizando GLP, mas caso em sua casa só tenha Gás Natural disponível, fazemos esta conversão sem custos em produtos novos, sem uso, dentro do prazo de um ano. Você pode solicitar a conversão de gás para o Posto Autorizado. Outra opção é solicitar a conversão através do 0800-471692 (ligar com o CPF e a nota fiscal de compra e número de fabricação do produto) onde enviaremos um kit conversão para o Posto Autorizado.



12) Posso alterar a altura dos pés do meu fogão?


Não recomendamos nenhum tipo de alteração nos pés do fogão, pois isso pode prejudicar seu bom funcionamento e segurança, afetando a estabilidade do produto.


Solucionou todas as suas dúvidas sobre os fogões Mueller? Para mais informações continue nos acompanhando pelas redes sociais!